Pesquisar este blog

sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Chuva de meteoros Perseidas risca o céu no fim de semana

A noite de sexta-feira (12) será o pico da chuva de meteoros Perseidas, provocada pelos detritos do cometa Swift-Tuttle. O fenômeno poderá ser observado em todo o planeta, mas será melhor visto no hemisfério Norte, pois nos países abaixo do Equador ela será vista muito próximo ao horizonte. No Brasil, a previsão é que o melhor horário para ver o fenômeno seja às 3 horas da madrugada de sábado e que localidades mais ao norte do país terão uma visão mais clara da chuva de meteoros, que já pode ser observadas na noite desta quinta-feira (11).
De acordo com o diretor do Planetário de São Paulo, João Paulo Delicato, a expectativa é que o espetáculo não seja tão forte quanto no ano passado. “Espera-se que caiam de 20 a 30 meteoros por hora”, disse ao iG. Para fazer uma comparação, na última chuva de detritos do cometa Halley, ocorrida em maio deste ano, caíram de 40 a 60 meteoros por hora. Outro fato que vai dificultar a visualização dos será a lua cheia, que deixará a noite mais clara.
A chuva de meteoros Perseidas ocorre todo mês de agosto. Ela é decorrente do cometa Swift-Tuttle, que orbita o Sol a cada 133 anos. A passagem do cometa pela Terra é uma raridade, mas em todo o mês de agosto, a Terra cruza a nuvem de detritos deixada pelo cometa. De acordo com a Nasa, o espetáculo da chuva de meteoros Perseida é observado pelo homem há, pelo menos, 2 mil anos. Ela recebe este nome por causa das constelações de Perseu, de onde o chamado radiante de meteoros parece surgir.
Delicato explica que neste período a Terra está passando pela nuvem de detritos de gelo e metal deixada pelo cometa. “Vale lembrar que ela não é uma coisa homogênea, a chuva de meteoros não é algo que acontece de uma só vez e de uma hora para outra”, disse. Os detritos entram na atmosfera da Terra a uma velocidade de 300 mil a 400 mil km/h. “O brilho da estrela cadente é provocado justamente por esta queima destas partículas”, disse.
Visualização no Planetário do Ibirapuera – Na sexta feira (13) o Planetário de São Paulo vai promover o evento chamado “Banho de Lua”, a partir das 19h. Lá, será possível observar o céu com o auxílio de telescópio. Haverá uma apresentação explicando a chuva de meteoros Perseidas além de observação da lua cheia. O Planetário pede para que se chegue ao local às 18h para a retirada de senhas, pois a entrada é franca, mas limitada. (Fonte: Portal iG)

Nenhum comentário:

Postar um comentário