Pesquisar este blog

sexta-feira, 13 de março de 2015

IEF firma parcerias para preservação de nascentes


O Instituto Estadual de Florestas (IEF) vem apoiando diversas prefeituras na viabilização de projetos de cercamento de nascentes. Exemplos como o município de Santa Bárbara, que desenvolve, em parceria com o IEF, o Projeto “preserve a Água, preserve a vida”. O Projeto tem como objetivo realizar o cercamento de nascentes, topo de morros, mata ciliar, reserva legal e recuperação de áreas degradadas. Por meio do cadastramento das nascentes, os proprietários recebem materiais como mourões, grampos e arame para realizar a proteção física da nascente. 

No município de Barão de Cocais, o “Projeto de Cercamento de Nascentes” foi viabilizado por meio de um convênio de cooperação técnica entre a Prefeitura Municipal e o IEF. O projeto visa preservar o recurso hídrico e por isso, trabalha especialmente em topo de morros, mata ciliar, áreas de reserva legal e na recuperação de áreas degradadas. Por meio da parceria já foram contempladas 12 propriedades rurais, com o repasse de mourões, grampos, balancins e arames. A iniciativa irá proteger 26 nascentes, preservando um total de 31.532 metros de mata ciliar. 

Material entregue em Barão de Cocais para construção das cercas
Foto: Site Prefeitura Barão de Cocais

Outro termo de cooperação firmado entre o IEF e a Prefeitura de São Gonçalo, prevê o cercamento de 50 nascentes e a recuperação de 100 hectares de áreas degradadas. O objetivo do projeto é contemplar todas as propriedades que tiverem Áreas de Preservação Permanente (APP), sejam elas em topos de morro, matas ciliares ou nascentes. 

Proprietários já estão recebendo materiais para cercamento das nascentes
Foto: Site Prefeitura Municipal de São Gonçalo

No município de Desterro de Minas, uma parceria realizada entre a Emater, o IEF e a Prefeitura irá beneficiar 42 nascentes na primeira etapa. O trabalho de cercamento das nascentes na região de Desterro de Minas será fundamental para a preservação da bacia do rio Doce. 
Ascom/Sisema

Ascom/Sisema
Milene Duque

Nenhum comentário:

Postar um comentário