Pesquisar este blog

segunda-feira, 23 de maio de 2011

Cinzas de vulcão podem chegar à Escócia, França e Espanha, diz órgão

A nuvem de cinzas provocada pela erupção do vulcão islandês Grimsvotn pode alcançar o norte da Escócia na terça-feira e pode chegar ao oeste da França e ao norte da Espanha na quinta-feira, se as emissões continuarem com a mesma intensidade, informou neste domingo (21) o Eurocontrol, organismo europeu de controle aéreo, em sua página do Twitter.
“Prevemos que a nuvem de cinzas alcançará o norte da Escócia na terça-feira, 24 de maio”, afirmou. “Se as erupções vulcânicas continuarem com a mesma intensidade, a nuvem pode alcançar o oeste do espaço aéreo francês e o norte da Espanha na quinta-feira, 26 de maio”.
O Eurocontrol afirma que não está previsto nenhum fechamento de espaços aéreo neste domingo nem na segunda-feira na Europa, com exceção da Islândia.
O alerta é baseado nas mais recentes previsões meteorológicas para cinco dias, mas está sendo tratado com cautela por causa das incertezas sobre a forma como o vulcão irá se comportar e interagir com o clima.
Os aeroportos islandeses foram fechados no domingo devido ao temor de que as cinzas do vulcão Grimsvotn, que entrou em erupção no sábado, pudessem ameaçar a segurança dos passageiros.
Com os ventos atualmente soprando as cinzas para o norte, as autoridades disseram que havia pouco risco de qualquer interrupção no espaço aéreo europeu ou transatlântico durante as próximas 24 horas.
Neste domingo, as autoridades da Islândia decidiram suspender os voos no país. O vulcão lançou uma coluna de fumaça a 20 km de altitude.
No ano passado, outro vulcão islandês, o Eyjafjallajokull, praticamente parou a Europa, quando autoridades decidiram suspender o tráfego aéreo temendo que as finas partículas vulcânicas pudessem provocar panes nos motores de aeronaves. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário