Pesquisar este blog

terça-feira, 24 de abril de 2012

Começa hoje a primeira Semana Brasileira de Montanhismo

(o)eco 
23 de Abril de 2012
Começa hoje no Rio de Janeiro a 1ª Semana Brasileira de Montanhismo, que vai até o dia 1ª de maio, terça-feira que vem, reunindo especialistas e autoridades nessa modalidade de esporte de aventura que está completando 100 anos no Brasil. O marco simbólico do início da prática no país é a conquista do Dedo de Deus, na Serra dos Órgãos, em 1912

A Semana congrega uma série de eventos gratuitos e pagos, aberto ao público ou só para convidados, todos concentrados no tradicional bairro da Urca, que como os praticantes do montanhismo sabem, é um importante ponto de escalada do Rio e do Brasil. 

Quem organiza o evento é a Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada (CBME) junto com a Federação de Montanhismo do Estado Rio de Janeiro (FEMERJ). Veja o que vem por ai.

Eventos 

2º Encontro de Parques de Montanha e 1º Encontro Científico de Uso e Conservação de Ecossistemas de Montanhas, 2º Congresso Brasileiro de Montanhismo - e Curso de Acesso e conservação em áreas de montanhismo - nesses eventos os montanhistas, junto com as organizações parceiras, como ICMBIO, INEA, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e Instituições de Ensino e Pesquisa (UNIRIO, IME) convidam a sociedade a debater o uso e conservação dos ambientes de montanha, e da prática do montanhismo.

Além dos cursos e palestras, haverá a exibição de filmes de montanha na Praça General Tibúrcio, na Urca. Segundo o site do evento, o Cine Montanha na Praça trará as melhores produções nacionais em mais de 10 anos da Mostra Internacional de Filmes de Montanha

A Exposição História do Montanhismo apresenta a história da prática do montanhismo, desde a conquista do Dedo de Deus aos dias atuais, mostrando a evolução da prática em diferentes épocas. A exposição é gratuita.

A agenda é extensa, já que a prática do montanhismo está intimamente ligado a conservação do lugar onde se é praticado. Programação completa, inscrições e outras informações podem ser obtidas no site oficial da Semana de Montanhismo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário