Pesquisar este blog

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Taxa de CO2 para aéreas na UE pode romper negociação do clima, diz Índia


O dispositivo da União Europeia que cobra das companhias aéreas taxa pela emissão de carbono é um obstáculo que pode romper as negociações sobre mudança climática, afirmou nesta quarta-feira (11) o ministro do Meio Ambiente da Índia, Jayanthi Natarajan. 

“Preciso me levantar e dizer, em nome do ministério do Meio Ambiente que sim, a medida unilateral da UE rompe as conversas”, explicou. 

A normativa europeia que entrou em vigor em 1º de janeiro obriga as empresas, de qualquer nacionalidade, que operam no bloco de países a comprar o equivalente a 15% de suas emissões de carbono, cerca de 32 toneladas, para combater o aquecimento global. 

Esta legislação gerou diversos protestos. Dos 36 membros da Organização da Aviação Civil Internacional (OACI), 26 se opõe à nova regra. China, Estados Unidos e Rússia analisam proibir suas companhias de pagar esta taxa. 

Denúncia – No mês passado, em carta dirigida aos chefes de governo francês, alemão, britânico e espanhol, a Airbus e seis companhias aéreas europeias se associaram para denunciar a taxa. 

Fazem parte do grupo as empresas British Airways, Virgin Atlantic, Lufthansa, Air France, Air Berlin e Iberia, que afirmam na correspondência que querem “alertar” os dirigentes “para as consequências econômicas” desta taxa, que representa uma ameaça “inadmissível” para seu setor de atividade. (Fonte: Globo Natureza)

Nenhum comentário:

Postar um comentário