Pesquisar este blog

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Schwarzenegger cria instituto com foco em sustentabilidade


O ex-governador da Califórnia e astro de Hollywood, Arnold Schwarzenegger, anunciou a criação de um centro de estudos voltado às políticas nacionais e globais com foco na sustentabilidade: o Schwarzenegger Institute for State and Global Policy.


A iniciativa, que tem o apoio da Universidade do Sul da Califórnia, pretende debater medidas eficazes para que os líderes políticos possam fortalecer cinco áreas prioritárias do desenvolvimento sustentável: educação; energia e meio ambiente; política fiscal e econômica; saúde e bem-estar humano e reforma política.

Para tanto, o instituto contará com a participação de membros de alto nível para as discussões. Entre eles: Vicente Fox, ex-presidente do México; Rajendra Pachauri, presidente do Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC); George Shultz, economista e ex-secretário de Estado dos EUA e Henry Cisneros, ex-prefeito da cidade de San Antonio, no Texas, e ex-membro de gabinete do governo Clinton.

Em nota, Schwarzenegger disse que o instituto lhe dará a oportunidade de dividir a experiência que acumulou enquanto esteve à frente do governo da Califórnia – período em que ficou famoso pelas políticas dedicadas ao meio ambiente. Em 2006, por exemplo, o astro de Hollywood lutou pela aprovação da lei AB32, que prevê a redução de 25% das emissões de gases causadores do efeito estufa na Califórnia até o ano de 2020 e, ainda, estabelece que, pelo menos, um terço da eletricidade do Estado deve ser gerada a partir de energias renováveis.

A criação do Schwarzenegger Institute for State and Global Policy demandará cerca de US$ 20 milhões, que serão obtidos por meio de captação de recursos e doações. O próprio astro de Hollywood irá doar parte da quantia, mas o montante não foi divulgado. (Fonte: Planeta Sustentável)

Nenhum comentário:

Postar um comentário