Pesquisar este blog

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Eco-carnaval


 
 É Carnaval! Confetes e serpentinas já começam a entrar em cena. Período de muita alegria e diversão, ou simplesmente de descanso. Mas acima de tudo um período de muito consumo de combustíveis, energia elétrica, água, além de grande produção de lixo, que na maioria fica espalha pelas ruas.
Em razão do enorme consumo de água, tendo em vista o grande número de foliões que se deslocam para as tradicionais festas no interior de Minas Gerais, pelo menos 19 cidades cancelaram o carnaval deste ano. As prefeituras temem que o consumo de água aumente muito durante a festa e o sistema de distribuição de água não dê conta da demanda. A maioria dos municípios nessa situação fica na região centro-oeste de Minas. Veja a lista:

Cidades que cancelaram por crise hídrica e financeira

Campina Verde (cabe recurso)
Itaguara
Itaguatama
Itapecerica
Oliveira
São Gonçalo do Pará
Carmo da Mata
Passatempo
Itabira
Recreio

Cidades que cancelaram por segurança pública, com receio de excesso de foliões
Carmópolis de Minas
Cláudio
Matheus Leme
Formiga
Santa Maria de Itabira
Arcos
Piracema
São Francisco de Paula
Lagoa da Prata
Moema

A festa mais brasileira de todas mistura alegria e diversão com tristeza, sujeira, violência, discórdia etc. O propósito é se divertir e celebrar a vida sem poluir, sujar, brigar e agredir o próprio corpo. Por isso, mude seus conceitos, conscientize, economize água, não jogue lixo no chão, respeite o cidadão, recicle suas fantasias, não urine nas ruas e tire a máscara do descaso e indiferença ambientais.

Rodrigo Mesquita Costa é Advogado e Analista Ambiental do Instituto Estadual de Florestas – IEF.

Um comentário:

  1. Adorei sua postura com relação as comemorações do carnaval.Educação é tudo !!

    ResponderExcluir