Pesquisar este blog

quarta-feira, 17 de junho de 2015

Coreia do Norte relata pior seca dos últimos 100 anos


A Coreia do Norte declarou nesta terça-feira (16) que sofre sua pior seca em um século, o que agrava a escassez crônica de alimentos no país recluso, onde quase um terço das crianças com menos de cinco anos estão subnutridas.

A agência de notícias norte-coreana KCNA informou que arrozais de todo o país, incluindo a região das principais fazendas de cultivo de arroz, nas províncias de Hwanghae e Phyongan, estão secando devido à falta de chuvas. As mudas de arroz precisam estar parcialmente submersas para que possam crescer.

“A pior seca em 100 anos continua na RPDC, causando grandes estragos em seu setor agricultural”, relatou a KCNA, usando a sigla da República Popular Democrática da Coreia, nome oficial do país.

No mês passado, o coordenador residente da Organização das Nações Unidas (ONU) para a Coreia do Norte, Ghulam Isaczai, alertou sobre uma crise iminente devido à seca do ano passado, provocada pela menor quantidade de chuvas em 30 anos.

A produção agrícola da Coreia do Norte sofre periodicamente com secas e inundações no verão, embora o país tenha aprendido a reduzir os danos atualizando seus métodos de cultivo e adotando outras culturas além do arroz nos últimos anos.

A Coreia do Norte sofreu um surto de fome que vitimou milhões de pessoas nos anos 1990 e depende muito de suprimentos alimentares internacionais, mas esse apoio diminuiu de forma acentuada em anos recentes por causa de suas restrições ao trabalho de agentes humanitários e sua relutância em permitir o monitoramento da distribuição de comida. (Fonte: G1)

Nenhum comentário:

Postar um comentário