Pesquisar este blog

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Série Parques do Brasil – Parque Nacional da Serra dos Órgãos




Criado em 30 de novembro de 1939, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos é o terceiro parque mais antigo do país. Sua criação representou um importante marco na história das Unidades de Conservação Brasileira. Seu principal objetivo foi proteger a excepcional paisagem e a biodiversidade deste trecho da Serra do Mar na Região Serrana do Rio de Janeiro. São 20.024 hectares protegidos nos municípios de Teresópolis, Petrópolis, Magé e Guapimirim.

É um dos melhores locais do país para a prática de esportes de montanha, como escalada, caminhada, rapel e outros; além de ter fantásticas cachoeiras.

O Parque tem a maior rede de trilhas do Brasil. São mais de 200 quilômetros de trilhas em todos os níveis de dificuldade: desde a trilha suspensa, acessível até a cadeirantes, até a pesada Travessia Petrópolis-Teresópolis, com 30 Km de subidas e descidas pela parte alta das montanhas.

Nesse parque, tem o Dedo de Deus! Sim, entre as escaladas do Parque destacam-se o Dedo de Deus, considerado o marco inicial da escalada no país, e a Agulha do Diabo, escolhida uma das 15 melhores escaladas em rocha do mundo.

Fauna e Flora

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos situa-se no domínio da Mata Atlântica e abriga mais de 2.800 espécies de plantas catalogadas pela ciência. A Serra dos Órgãos foi classificada pelo Ministério do Meio Ambiente como de extrema relevância para a conservação da flora.

Localizado na região fitoecológica fluminense classificada como Floresta Ombrófila Densa, o Parque apresenta um grande volume de chuvas, que chega a 3.600mm anuais, um dos fatores decisivos para a perene exuberância de sua vegetação e para a riqueza das espécies que abriga, muitas das quais exclusivas desse ecossistema.

Entre as mais de 2.800 espécies registradas lá, destacam-se 369 espécies de orquídeas e mais de 100 de bromélias. Outras espécies comuns no parque são palmeira juçara, da qual é extraído o palmito, o jequitibá-rosa, diferentes espécies de cipós e samambaias, a pindobinha, a samambaiaçu, o murici, o baguaçu, o jacatirão, a faveira, a embaúba, o ouriceiro, a canela, a canela-santa, dentre outras (saiba mais).

A fauna do Parque Nacional da Serra dos Órgãos também é bastante diversa e rica.

A grande diversidade de hábitats, proporcionada pela variação no clima, nos tipos de solo, formações geológicas e diferenciadas formações vegetacionais explica a alta diversidade de espécies da fauna no Parque Nacional da Serra dos Órgãos.

O parque abriga 462 espécies de aves, 105 de mamíferos, 103 de anfíbios e 83 de répteis, incluindo 130 animais ameaçados de extinção e muitas espécies endêmicas (que só ocorrem neste local).

O Muriqui – Peter Schoen – WikiCommons

Entre os animais ameaçados protegidos, destaca-se o muriqui (Brachyteles arachnoides), o maior primata das Américas.

Entre os invertebrados a diversidade é altíssima e certamente existem muitas espécies ainda não descritas pela ciência protegidas no local. Um estudo com opiliões (animais queliceriformes semelhantes a aranhas), indicou a Serra dos Órgãos como área de maior diversidade para o grupo no Brasil

Gestão e visitação

O Parque Nacional da Serra dos Órgãos é uma Unidade de Conservação Federal de Proteção Integral, subordinada ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), cujo objetivo maior é o de preservar amostras representativas dos ecossistemas nacionais.

A entrada é gratuita todos os dias das 8:00h às 17:00h.

Também é permitida a entrada no parque entre 6:00h e 8:00h e entre 17:00h e 22:00h mediante compra antecipada de ingressos.

Veja como chegar e outras informações neste link.

Saiba mais:

Fonte: SOS Mata Atlântica

Nenhum comentário:

Postar um comentário